CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
 

A CCIH do Hospital São Mateus iniciou seus trabalhos em Julho de 1993, quando o Hospital estava sendo inaugurado. Foi um trabalho pioneiro, pois o Hospital São Mateus foi o primeiro hospital privado de Fortaleza a colocar no seu organograma uma CCIH constituída conforme portaria ministerial vigente na época.

Nesse início de trabalho, a CCIH treinou todos os profissionais de saúde do Hospital São Mateus antes mesmo de entrar em pleno funcionamento. O núcleo executivo inicial foi constituído pelo médico infectologista - Dr. Jorge Luiz Nobre Rodrigues, PhD em Doenças Infecciosas pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e pela enfermeira Francisca Izabel Costa Souza. Esse núcleo elaborou o primeiro manual de rotinas em controle de infecção hospitalar direcionado para um hospital privado de Fortaleza. A CCIH foi também pioneira em organizar o primeiro Fórum de experiências em controle de infecção hospitalar entre os hospitais privados de Fortaleza.

Além da enfermeira Izabel, outras enfermeiras abrilhantaram com sua experiência e dedicação o árduo trabalho de ensinar a prevenção das infecções hospitalares, que foram as enfermeiras Madalena e Valéria Amorim.

Atualmente o núcleo executivo da CCIH conta com a participação do Dr. Jorge Luiz, enfermeira Camille Matos. Este núcleo é responsável pela elaboração das diretrizes de controle de infecção hospitalar, treinamento de profissionais de saúde, vigilância contínua e assessoria técnica.

Diretor Técnico
José Gonçalves Moreira Filho
CRM 6879-CE